Google+ Cinema e Mídia: Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear - Urânio em Movi(e)mento

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

sexta-feira, abril 15, 2011

Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear - Urânio em Movi(e)mento

Acontece entre os dias 21 e 28 de maio de 2011 no Rio de Janeiro o 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear - URÂNIO EM MOVI(E)MENTO. A proposta do festival é informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, incluindo os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio.

Os organizadores do evento reforçam que toda a sociedade tem direito de escolha, mas que para decidir é preciso informação independente para a garantia de uma cidadania global. Além da mostra do Rio haverá mostras itinerantes em outras capitais como São Paulo (3 a 5 junho), Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza (agosto) e Salvador (setembro).

Entre os filmes que serão exibidos no Festival estão Césio 137 - O brilho da morte, dirigido por Luiz Eduardo Jorge. Também haverá a exibição de filmes internacionais como os lançamentos na América Latina de Vozes de Muckaty e A Mentira da Energia Limpa.

O australiano Vozes de Muckaty, de Natalie Wasley, conta a história de resistência de uma comunidade indígena contra um aterro de lixo radiativo. Naquele país, vários povos indígenas lutam há anos contra a mineração de urânio em suas terras. Já o alemão A Mentira da Energia Limpa tenta mostrar o quão enganosa é a propaganda da indústria nuclear que afirma produzir energia limpa.

Para mais informações sobre o festival, acesse:

www.uraniofestival.org

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.