Google+ Cinema e Mídia: Amor a toda prova

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, novembro 27, 2011

Amor a toda prova


Estão na moda comédias românticas para homens. Mas isso não significa que não se possa elevar a qualidade dessas produções. É isso uma das primeiras coisas que ficam evidentes em Amor a toda prova (Crazy, Stupid, Love), dos diretores Glenn Ficarra, John Requa que já haviam realizado o bom O Golpista do Ano.

Se bem que na verdade este filme está mais para drama com pitadas de humor do que uma comédia em si. A história gira em torno de Cal Weaver, interpretado pelo sempre bom Steve Carell que logo nos primeiros minutos leva um pé na bunda da esposa (Julianne Moore) que após 25 anos de casamento se envolveu com um colega de trabalho (Kevin Bacon). Em depressão (obviamente) ele passa a freqüentar um bar e chama a atenção de um carismático “pegador” (Ryan Gosling, de Namorados para Sempre) que decide ajudar o coroa a se dar bem com as mulheres.

Essa é a tônica da primeira parte do filme que tem várias reviravoltas com personagens que aparecem e somem quase sem explicação para retornar num final cheio de reencontros. Sim, isso já se tornou um clichê, mas nem por isso significa que não foi bem elaborado. Aliás, é bom que se diga, todos os clichês das comédias românticas estão lá, ainda que muitas vezes de forma invertida, mostrando que na vida real os desejos, inquietudes e frustrações não são, na verdade, tão diferentes assim entre homens e mulheres.

É interessante também o fato de que toda a história é centrada na família do ex-casal Carell e Moore com dois de seus filhos tendo parte importante na trama, destilando as fases do amor na vida dos adolescentes, jovens e nas pessoas mais maduras. Isso torna o filme com um apelo quase o universal se não fosse o fato de que a história é um pouco mais madura e complexa do que exige parte dos espectadores que não querem nada mais do que historinhas água-com-açúcar.

Assim, ao mesmo tempo em que piadas soam quase grotescas, como a da jovem Jessica (Analeigh Tipton, a grande revelação do filme) tirando fotos sensuais em seu quarto de adolescente ou quando Cal Weaver põe em prática suas aulas de como ser um garanhão, há passagens absolutamente deslumbrantes que exigem um pouco de atenção. Como não mencionar a cena inicial em que a câmera inteligentemente filma os pés das pessoas num restaurante até chegar aos pés tensos do casal protagonista? Ou do modo como algumas cenas são feitas em close para insinuar que há muito mais coisas acontecendo no interior dos personagens do que está sendo mostrado na tela?

Vale à pena mencionar as boas escolhas dos personagens secundários. Kevin Bacon está contido como pretendente de Julianne Moore e John Carroll Lynch traduz com perfeição o típico pai de família. Já Marisa Tomei merece os mesmos elogios que fiz a atriz em Antes que o Diabo saiba que você está morto e em O Lutador. Apenas a atualmente badalada Emma Stone (que será par romântico de Peter Parker na nova versão de O Espetacular Homem-Aranha) que eu ainda não consegui entender o carisma por parte do público mais jovem que eu.

Mas enfim, o que importa mesmo é que Amor a toda prova dá conta do recado e, com certeza uma das melhores comédias dramáticas do ano, mostra que se o amor tem mesmo todos os clichês possíveis e imagináveis também mostra que ele também tem, contraditoriamente, a grandeza de ser incerto.

Direção: Glenn Ficarra, John Requa
Elenco: Steve Carell, Julianne Moore, Ryan Gosling, Emma Stone, Marisa Tomei, Kevin Bacon, Analeigh Tipton, Jonah Bobo, John Carroll Lynch
Roteiro: Dan Fogelman
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2011


2 comentários:

Carina disse...

muito bom esse filme, assisti faz pouco tempo!!!

Anônimo disse...

recomendo.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.