Google+ Cinema e Mídia: Antes que o Diabo saiba que você está morto

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Antes que o Diabo saiba que você está morto

antes-que-o-diabo-saiba-poster01t “Que você esteja no paraíso por meia hora, antes que o Diabo saiba que você está morto…”. A frase expressa bem o sentimento de todo o filme, com elenco impecável, que marque, talvez, a volta triunfal do diretor Sidney Lumet (Um dia de cão), já que não faz nada que realmente preste faz muito tempo. Ou quem sabe o filme seja o canto do cisne, já que ele passou dos 80 anos… Calma, não estou desejando mal a ninguém.

Antes de fazer comentários sobre o “Antes que o diabo…” preciso esclarecer que, diferentemente da maior parte das críticas, não achei o filme tão excepcional assim. Não sei se porque dias antes eu havia assistido O Sonho de Cassandra (Woody Allen) ou tenha achado insuperável Um Plano Simples (Sam Raimi),  que giram em torno de temáticas parecidas. Idéias simples que vão se complicando até o ponto que a morte de um parente próximo seja inevitável. Neste caso, até Um Plano Simples é superior ao outros dois porque tudo começa ao acaso, ao passo que os dois últimos se dão pela praticidade.

Mas, antes que o diabo saiba que você está morto, o filme merece ser descoberto em DVD e bem assistido. O roteiro é inteligente e o incômodo fica porque a gente vai descobrindo o que vai acontecer e fica torcendo para que aconteça, ainda que isso seja moralmente desprezível. A direção de Lumet é impecável, principalmente por investir francamente no desempenho dos atores.

Philip Seymour Hoffman é o cara. Merece mais o Oscar por este filme do que por Capote. Ethan Hawke se mantém constante desde Dia de Treinamento. Albert Finney é de uma evolução importante. Marisa Tomei, que é acostumada a papéis menores, surpreende, inclusive por seus dotes físicos, considerando que ela tem 44 anos.

Ah, a história, pra quem não viu o dito cujo: dois irmãos (um viciado em drogas e outro um completo fracassado) resolvem cometer o mais simples dos assaltos: roubar a loja dos próprios pais. Claro, alguma coisa sai errada e a mãe dele é assassinada. A partir daí a tensão vai crescendo até que você deseje que o fim do filme seja aquele mesmo, mas surpreende pelas mãos de quem isso acontece.

Nota 08

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.