Google+ Cinema e Mídia: O Lutador

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quarta-feira, julho 08, 2009

O Lutador

o-lutador Quem já assistiu qualquer filme da série Rocky pode achar que quem já viu um filme de luta já viu todos. Mas assim como Franco Zeffirelli fez com O Campeão em 1979, Darren Aronofsky fez com O Lutador, 30 anos depois. Mas, em vez do ex-galã Jon Voight, o ex-galã Mickey Rourke. Em vez do boxe, a luta livre. E em vez do lirismo, a realidade.

Darren Aronofsky e Mickey Rourke superam o batido e encontram uma nova forma de contar uma história batida. A busca de seus sonhos, a superação do fracasso e o desejo de reconhecimento pelos filhos. O roteiro é bonito num cenário feio, na decadência que é singularmente mostrada na figura do próprio Rourke, desfigurado depois de anos sendo um lutador medíocre de luta livre depois de dar um tempo na meteórica carreira após Coração Satânico e 9 e 1/2 semanas de amor.

Marisa Tomei ressurge novamente muito bem como atriz e com uma excelente forma física aos 45 anos (ainda melhor do que eu já tinha comentado em Antes que o Diabo saiba que você está morto). E sua personagem é extremamente marcante pois ela como stripper e mãe de um garotinho é a versão feminina do Lutador, não em seu declínio final, mas com esperança de dar um futuro melhor para seu filho.

Mas notem que Aronofski escolheu a realidade e não o lirismo de Zeffireli ou a chroradeira de Stalone. A filmagem de modo documental, a escolha do próprio Rourke e mundo de uma profissão que beira o teatral é para que nós mergulhemos na verdade. E se você ver só o drama é porque não entendeu o filme.

Nota 08

PS.Vale mencionar que Darren fez o enigmático “Pi” e o revolucionário “Réquiem para um sonho”, mas decepcionou com exagerado Fonte da Vida. Aos 40 anos sua nova empreitada é a reimaginação de Robocop. Se ele se mantiver na média, coisa boa vem por aí.

2 comentários:

Thiago disse...

Depois de Batman (lembre do coriga pronunciando este nome na terapia de grupo máfia)penso este ser o melhor que vi ultimamente.
obs:Para não perder a viagem indico um filme que a muito desejo lhe falar e que vai na esteira desse: "Beijo Roubado". vale a pena!

André Alves disse...

Eita, vou rever O Cavaleiro das Trevas, então. Não me lembro da fala, mas de toda forma valeu a indicação de O Lutador. Vou atrás do "Beijo Roubado", mas espero que minha garota não se zangue... Depois comento.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.