Google+ Cinema e Mídia: A Origem

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, agosto 17, 2010

A Origem

a_origemUm crítico sempre irá parecer pedante quando acha muitos defeitos na obra que está avaliando e sempre irá parecer puxa-saco quando só encontra qualidades. Fazer o quê, é nossa sina. É a realidade, ou é um sonho!

Em sonhos é onde se passa boa parte da trama espetacular de A Origem. Um delírio para nós é vermos que a mente inquieta de Christopher Nolan vem se desenvolvendo cada vez mais desde Amnésia, Insônia, Batman Begins O Grande Truque e O Cavaleiro das Trevas. Depois de transformar Batman num filme para adulto e fazer do Cavaleiro das Trevas uma espécie de Fogo contra Fogo, em A Origem o diretor roteirista se supera de novo. A inovação está na forma de contar e na coragem de unir uma história já exaustiva (plano do roubo perfeito) com um Maxtrix repaginado.

Não fosse o talento do diretor, elenco e o tratamento dos personagens o filme já seria um achado mas é na profundidade que está o mérito da história. Sem descartar os demais personagens, o de Di Caprio é extremamente dúbio. Ele não é o mocinho padrão, antes disso, pois ele rouba segredos através dos sonhos, ou seja ele é simplesmente um ladrão. Com um passado nebuloso que conta com uma esposa morta e o abandono dos filhos. E ainda sim, torcemos por ele.

Por que? Porque adoramos a ideia conduzida e torcemos pela sua redenção, como o despertar de um pesadelo, em que tudo pudesse ser resolvido, exatamente como nos sonhos e exatamente como na maioria dos filmes com finais felizes.

E é justamente para agradar, enganar ou apenas complicar a mente do telespectador que Nolan constrói um mundo onírico cheio de camadas até o ponto de nos confundirmos sobre o que é sonho e o que é real e terminamos o filme com uma estranha sensação de que alguma coisa não se encaixa. Não porque a trama tenha sido mal conduzida mas justamente pelo contrário, por permitir diversas respostas, dependendo de que forma compreendeu certas partes da história. E o pior (ou melhor) é que essas respostas são extremamente satisfatórias.

Não é ótimo acompanhar a obra de um diretor que constrói obras assim, desde o seu início até A Origem?

Nota 10

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.