Google+ Cinema e Mídia: Homem de ferro 2

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, junho 08, 2010

Homem de ferro 2

homemferro2_5 Muita gente ficou decepcionado com Homem de ferro 2. “Faltou ação”, “meio parado”, “muita piadinha” foi algumas das reclamações que escutei de amigos e li na internet. Eu já achei o contrário. Muito interessante e coerente.

Já foi um achado acertar o tom de um personagem pouco conhecido e ter Robert Downey Jr no papel. Ao revelar sua identidade no final do primeiro filme, Homem de Ferro 2 não tinha outra opção senão tentar subverter (ou reinventar) o gênero dos filmes de hqs. Não de forma genial como Cristopher Nolan fez com Batman mas não menos criativa.

Assim como em Homem-Aranha 2, o foco deste Iron Man é no homem por trás da roupa e não no herói, que não é o tapado do Peter Parker mas a criançona machista de Tony Stark. Arrogante, mulherengo, excêntrico e por ser um herói faz esses defeitos parecerem divertidos. Como não rir quando a viúva negra surge na tela e ele diz: “Quero uma”!

Tão boas sacadas, aproveitando-se de referencias de outros filmes de HQs se revelam também nas cenas de ação, como na sequencia espetacular da corrida. O monstrengo Mickey Rourke conseguiu mostrar que dá pra ser bom ator e feio pra burro, já que descobriu um nicho aí como neste filme ou em Sin City e O Lutador.

Pena que as mesmas boas qualidades de outros filmes bem sucedidos de superheróis não tenha impedido de pegar os defeitos dos filmes ruins. De dez em dez filmes de heróis que se juntam os finais se revelam fracos demais e não foi diferente neste. Fraco não só na resolução como no tempo da sua duração… Quando você pensa que vai chegar o clímax do filme… Acabou.

Hollywood ainda não descobriu um jeito certo de fazer um filme com vários heróis. Ainda que o final deste não seja tão ruim como Van Helsing ou A Liga Extraordinária, é uma mostra que se querem mesmo levar Os Vingadores para o cinema em 2012, os roteiristas precisam ser mais criativos ou mais um fracasso estará se desenhando.

Nota 7,5

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.