Google+ Cinema e Mídia: Atividade Paranormal 2

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quarta-feira, novembro 03, 2010

Atividade Paranormal 2

O primeiro Atividade Paranormal surpreendeu o mundo pela forma simples que fora realizado com uma dose criativa de marketing, que focou acertadamente na reação da platéia ao invés da história. Além disso houve um ingrediente, a mim, pelo menos, impensável: a quantidade de pessoas que realmente acreditou que a história era verídica e que se tratava de um documentário montado a partir das imagens gravadas pelo casal atormentado por um demônio.

Fiquei um pouco curioso, embora também receoso de ver sua continuação. Produções independentes que se vendem a Hollywood são facilmente deturpadas, para citar dois exemplos do gênero, Jogos Mortais e A Bruxa de Blair. Produções simples, criativas mas que se perderam em sua continuação ou nas diversas sequencias. E se é na Bruxa de Blair que os realizadores bebem sua maior fonte, não erraram na sequencia e apostaram numa explicação ao que aconteceu no primeiro e torcendo para o público gostar de mais do mesmo...

Quer dizer, com algumas diferenças, mas que não muda a essência. Na continuação há mais personagens, incluindo um astuto pastor-alemão, o demônio quer uma criança de um ano e os pais instalaram câmeras de vigilância na residência depois de uma suposta tentativa de assalto. O recurso das câmeras de vigilância, embora um pouco mais criativo para criar uma angústia a mais, porque você não sabe pra que lado da tela olhar, cria uma frustração por não conseguirmos captar de uma só vez as sutilezas que aparecem em boa parte das cenas. A não ser que seja uma estratégia de marketing para que as pessoas assistam mais vezes para tentar captar essas sutilezas, a estratégia de uma nova roupagem não foi bem resolvida.

O que não foi bem resolvido tanto no primeiro quanto no segundo é porque a entidade demoníaca enrola tanto para fazer o que queria fazer. Até entendo que a empregada doméstica com seus incensos e rezas tenha evitado a tragédia num primeiro momento mas depois que esta foi despedida, porque a ação não acelerou?

Apesar dos tropeços, é uma produção bacana, uma alternativa que certamente será clássico já daqui a alguns anos se não escolherem o caminho tentador de inúmeras sequências. O final de Atividade Paranormal 2 já deixa pistas para uma possível continuação o que eu, realmente torço para que não ocorra, para não correr o risco de jogar no lixo a criatividade dessas duas produções.

Um PS necessário. Não citei como referências o espanhol REC ou o blockbuster Cloverfield porque Atividade Paranormal é, na verdade um filme independente de 2007 que somente depois de ganhar admiradores teve seus direitos comprados por 300 mil dólares pela Paramount e lançado mundialmente no final de 2009. A produção original custou 11 mil dólares e arrecadou mais de 60 milhões nos Estados Unidos. A continuação já custou 100 vezes mais: 14,6 milhões de dólares.



Nota 07

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.