Google+ Cinema e Mídia: Jonah Hex

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, novembro 02, 2010

Jonah Hex

Desde o Batman de Tim Burton, em 1989, mas principalmente com o Homem-Aranha de Sam Raimi, de 2001, que os HQs são um prato cheio para o cinema. Às vezes bem sucedidos como os citados acima, mais os X-Men e o Batman de Cristopher Nolan. Mas na maioria das vezes estes filmes adaptados dos quadrinhos são apenas caça-níqueis, fazendo uma injustiça tremenda ao universo criativo dos autores, um desrespeito aos fãs e uma frustração a platéia que poderia ter boas produções a escolher.
Histórias em quadrinhos para o cinema têm que ser forte, têm que humanizar os personagens, tem que criar um universo crível para que as excentricidades das HQs se passem por possibilidades e não por risíveis. Estes controles de qualidade foram muito bem trabalhados pelos exemplos citados acima. Sobriedade em Batman, 300 e Sin City; complexidade em X-Men e Watchmen e ironia em Homem-Aranha, Homem-de-Ferro e na promissora Kick-Ass. A exceção é o Superman de Richard Donner (1978), que é um herói tosco e meio débil, com motivações passionais mas sem um arquiinimigo a altura que fez sucesso numa época inocente e que Bryan Singer só percebeu isso no seu Retorno, que foi humilhante, tanto na produção, quanto na bilheteria.
Fora isso temos O Demolidor, Mulher-Gato, Constantine, Elektra, Motoqueiro Fantasma, o Justiceiro (duas tentativas, pelo menos), Quarteto Fantástico, Hulk, entre outros destinados ao fracasso não por serem necessariamente ruins mas por serem produzidos pela ganância mesquinha do dinheiro fácil. E nessa lista Jonah Hex vem se juntar a essa cova rasa e apertada que deve se estreitar com os próximos lançamentos que estão por vir.
E olha que o filme era promissor: ambientado nos tempos do faroeste, estrelado por Josh Brolin (Os Goonies, Onde os Fracos não tem vez) numa atuação muito boa, com a femme fatale do momento, Megan Fox, e com um dos melhores atores a interpretar um vilão, John Malkovich. No entanto a trinca de ases não é suficiente quando os inimigos estão por trás das câmeras, por meio uma dupla incompetente de roteiristas, Taylor e Neveldine, e uma direção desatenta de Jimmy Hayward.O diretor já havia feito uma bomba infantil: Horton e o mundo dos Quem. Neveldine e Taylor são os responsáveis pelo divertido Adrenalina mas também por sua grotesca e desprezível continuação. Aí não resolve. Pra que bons ingredientes se o chef é um desastre?
A história é a seguinte (igual a maioria das produções citadas acima, principalmente de O Jusiticeiro): homem comum vê sua esposa e filho serem brutalmente assassinados e ele por azar ou por justiça divina não morre e sai em busca de vingança. Para criar um suspense, os roteiristas dizem nos primeiros minutos que o vilão morreu para poucos minutos depois mostrarem que ele está vivo. Criativo, né? Para Jonah Hex se transformar em herói ele tem um superpoder que lhe foi dado pelos índios quando salvaram sua vida (duas vezes): ele conversa com os mortos, e estes por sua vez, por estarem mortos sabem de muita coisa. Interessante, não? Não entendi porque os índios faziam tanta questão de salvá-lo já que ele era um caçador de recompensas vingativo e não um amigo protetor dos povos indígenas.
Junte a isso a cenários pobres em que parece que as paredes irão dobrar de tão fraquinho que são montados, num ambiente hostil do oeste americano em pleno centenário do país que convivia, por outro lado, com estilosas metralhadoras de mão (de cavalo, melhor dizendo) e bombas de destruição em massa.
E nos momentos em que você achava o personagem ia se desenvolver ou que ia ser criada de fato uma tensão é tudo resolvido tão rapidamente que chego a imaginar que o que filme foi feito curto, com pouco mais de 80 minutos de forma proposital, para diminuir nossa frustração de algo tão fraco.
Jonah Hex é um personagem interessante mas que matou o vilão errado... Quem sabe se ele mirar sua metralhadora em seus realizadores ele não tem sorte numa próxima vez?

Nota 05

Fiz uma lista de cabeça de filmes que vieram dos HQs nos últimos anos... Alguém se lembra de mais algum?
300
A Liga Extraordinária
Batman
Constantine
Elektra
Fantasma
Homem-Aranha
Homem-de-Ferro
Hulk
Kick-Ass
Motoqueiro Fantasma
Mulher-Gato
O Demolidor
O Jusiticeiro
Os Vingadores
Quarteto Fantástico
Sin City
Superman
X-Men

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.