Google+ Cinema e Mídia: Invocação do Mal

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, outubro 13, 2013

Invocação do Mal

Depois de estrear bem na direção com o surpreendente “Jogos Mortais”, James Wan fez alguns filmes fracos ou simplesmente ruins como Sentença de Morte, com Kevin Bacon. Mas em 2011 mostrou que ainda tem talento para filmes de suspense/terror com o original Sobrentatural, cuja continuação lançada em setembro nos EUA teve mais de US$ 40 milhões no primeiro fim de semana.

Em Invocação do Mal, percebe-se que tecnicamente está mais apurado, mas da história não é possível dizer que chega a ter um adjetivo tão bom quanto os outros citados. Ainda sim, é um bom filme do gênero, mas que repete muitos clichês e tem uma duração acima do que se espera e desnecessária. E que também está fazendo muito sucesso e deve ficar, também, entre os mais vistos no ano.


Repetindo a parceria com Patrick Wilson (Watchmen, A Gifted Man), Invocação do Mal traz também a bela Vera Farmiga que juntos fazem um casal que existiu de verdade (Ed, morto em 2006, e Lorraine Warren) faz investigações paranormais e na década de 70 é procurada por uma família que se mudou recentemente para uma casa grande, antiga e afastada da cidade (sempre é assim) onde uma força maligna está aterrorizando.

Os bons enquadramentos, truques de câmera e alguns efeitos visuais realmente provocam alguns sustos, sobretudo aos neófitos no gênero. Interessante é que a história soube dosar o suspense e diferentemente da grande maioria, não apelou para escatologia, violência nem sexo. Está, guardada as devidas proporções, mais para Poltergeist que para O Exorcismo. Ou seja, um filme que daria para pessoas mais jovens assistirem e se divertirem com o entretenimento, se não fossem os muitos sustos.

Importante destacar também a boa atuação de Lili Taylor como a mãe de cinco filhas que sente – literalmente – na pele a presença das entidades malignas. O mesmo já não dá pra dizer do fraco Ron Livingston, no papel de seu marido.

Ao teoricamente se basear em “fatos reais”, por abordar alguns conflitos do casal paranormal que realmente fez a vida com essas investigações e principalmente por deixar vários pontos soltos sobra vida deles, sugere-se que pode vir continuação ou continuações por aí.

No entanto, se este filme ficou acima da média, apesar dos clichês, são um dos maiores clichês do cinema as continuações de filmes de suspense/terror serem grandes bombas. Será que este também vai se consolidar? Vamos saber em breve, porque a sequencia, também teoricamente baseado em fatos reais já está a caminho.

Título Original: The Conjuring
Direção: James Wan
Roteiro: Joe Carey Hayes, Chad Hayes
Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Lili Taylor, Ron Livingston
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2013

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.