Google+ Cinema e Mídia: O Monstro, A Vida é Bela e Trem da Vida

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, outubro 15, 2006

O Monstro, A Vida é Bela e Trem da Vida

 Meus amigos, depois da leva de filmes medíocres que comentei nas últimas semanas, quero aqui compartilhar alguns filmes bons (em diferentes níveis) que vi recentemente e outros nem tão recentes.
Vou começar com O Monstro, filme italiano de Roberto Benigni. E como não tem falar de Benigni sem falar de A vida é bela, comento mais abaixo.

Bom, O Monstro é um filme que se propõe politicamente incorreto, com toda a lascívia italiana, ainda que seu final (como 99,9% das comédias) traga um tom de conciliação e de manutenção da ordem moral. Incorreto politicamente pois trata de um tema espinhoso. De um sujeito que é confundido pela polícia com um terrível estuprador, assassino e estripador. Benigni, que encarna o tal sujeito é um malandro de alma boa, sem malícia sexual, mas com muita malícia social. Quando a polícia coloca uma policial em seu encalço (sua esposa, assim como em A Vida é Bela, faz seu par romântico), a policial começa a duvidar de sua ira assassina e o final, previsível, não preciso dizer, todos já deduziram.

Apesar disso, o filme arranca risos mesmo dos mais sérios e deprimidos, como na sequência em que o nosso anti-herói ao transportar uma manequim se passa por tarado aos olhos da policial. Quando a manequim se enrosca no cós da calça do homem, simulando um animalesco 69 é riso certo. Ou quando ele se dá conta que uma bituca de cigarro acesa caiu por dentro de sua cueca justamente no momento em que uma linda italiana se abaixa em posição sexual na rua. A cena dele contorcendo seu 'membro', a sua cara de prazer ao jogar uma jarra de água no dito cujo também é impagável.

Pastelão, como a maioria dos comediantes tentam fazer, na maioria das vezes sem o resultado esperado, Benigni se mostra versátil num tipo único, assim como em seu inspirador Charles Chaplin. Sem, contudo, a genialidade deste. Algumas pessoas já o compararam também a Leslie Nielsen, e algumas cenas bem que caberiam em uma sequência qualquer da série Todo Mundo em Pânico. Mas, do humilde ponto de vista, o italiano se sai melhor.


Falando nisso, temos que falar brevemente de A Vida é Bela, uma das comédias mais interessantes que já vi. A forma como Benigni constrói seu personagem, um judeu que tem a ele e sua família presa num campo de concentração e faz todas as invencionices possíveis para fazer de conta ao seu filho, em primeiro lugar, e para sua esposa que ainda há esperança, e que tudo não se passa de uma brincadeira de mau gosto é comovente. Gosto muito do filme, que já vi, acho, 4 vezes, e sempre me surpreendo a cada vez. Só não gosto muito do seu epílogo forçosamente arranjado para agradar os americanos e garantir o Oscar de melhor filme estrangeiro. Sem essa cena, seria um filme impecável.

Mas, se o assunto desbocou em comédia sobre um tema tão delicado, como a segunda guerra, temos que falar da excelente realização que foi o filme francês Trem da Vida. Assisti já há alguns anos e vou recorrer a minha memória e a grata satisfação que foi a indicação do bom amigo Ramon Carlini, que me fez levar para casa o filme, ainda nos tempos do VHS. Trem da Vida mostra a estratégia ficcional que teria sido utilizada por um grupo de franceses para fugir do cerco alemão. Consertam um trem e se disfarçam de alemães nazistas. A produção é simplória mas o roteiro é tão bom que nem nos damos conta de certos detalhes técnicos. Impecável.

O Monstro, 07
A Vida é Bela, 09
Trem da Vida, 10

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.