Google+ Cinema e Mídia: Mopo’i: o menino Manoki leva duas estatuetas

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, novembro 01, 2011

Mopo’i: o menino Manoki leva duas estatuetas


OPAN – Em cerimônia realizada no último domingo, o filme Mopo’i: o menino Manoki, venceu duas categorias do 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), o Prêmio Especial do Júri e o Melhor Vídeo Mato-grossense. Representando o elenco formado por indígenas, Marina Kamuni recebeu a premiação no Cine Teatro da capital de Mato Grosso. A produção audiovisual se propôs a contar um dos mitos mais importantes para os Manoki e outros povos indígenas da região: a origem da roça.

De acordo com Manoel Kanuxi, cacique que falou durante a etapa de exibição do vídeo, o filme é de grande importância para a divulgação e valorização da cultura Manoki para a população não indígena.

O vídeo é falado na língua Manoki e conta a história de um bebê que aos três meses solta polvilho da pele ao ser banhado. Anos depois, o garoto pede ajuda da mãe para ser enterrado por se sentir rejeitado pelo pai. Apesar do sofrimento da família, todos são surpreendidos pela transformação do menino em roça pelos espíritos, que assim obtém alimento para o povo Manoki.

A direção do filme é de Sergio Lobato, com produção da Associação Indígena Watoholi, OPAN, Sergio Lobato Produções, Terra do Sol e Lamiré. O elenco é composto por Robert Tamuxi, Giovane Tapurá, Marina Kamuni, Manuel Kanunxi, Alonso Irawali.

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.