Google+ Cinema e Mídia: Em Transe

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

sexta-feira, julho 19, 2013

Em Transe

Depois de duas produções bastante prestigiadas (127 Horas e Quem quer ser um Milionário?), o diretor Danny Boyle optou em dirigir um longa mais descompromissado, mas com seu estilo e qualidades.
Em Transe é uma história com edição frenética e com tempos distintos. Presente , passado, futuro, lembranças ou alucinações borbulham na trama de um (mal sucedido) roubo de uma pintura de Goya, que termina com um leiloeiro com amnésia. A partir daí, Simon (James McAvoy) é o leiloeiro perseguido por Franck (Vincent Cassel, um grande ator francês, mas também conhecido por ser  (ex?) marido de Monica Belucci). Para tentar reverter o lapso da memória, entra em cena a terapeuta especialista em hipnose Elizabeth Lamb, num bom papel para a ainda promissora Rosario Dawson (Sin City, À Prova de Morte, Incontrolável).


E o que parecia se caminhar para mais um filme de assalto se mostra bem mais interessante do que o gênero enfastiado. Referências de obras que abordam a psique como A Origem, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças vem à tona, mas é diferente dos citados e de outros. O ritmo do filme também dá toques de lembranças a Trainspotting e o intrigante triângulo amoroso lembra Cova Rasa, que trouxe o reconhecimento do diretor (quase) estreante e que viria a se mostrar bem eclético.

Ainda que não tenha ido muito bem na bilheteria é um filme simpático que merece ser visto não pela sua profundidade, mas justamente pela falta dela. É raso, mas é divertido, é ágil, tem bons atores e algumas cenas que até parecem confusas, mas que basta pensar (pouco) que são bem digeríveis. McAvoy tem se guiado para ser uma estrela de filmes de ação com ares mais cults, Cassel é um talento melhor aproveitado em produções francesas como Irreversível e Inimigo Público Nº1. E Dawson tem um papel de destaque onde pode mostrar (muito bem) que tem talento.

Boyle, mesmo quando não faz grandes filmes, faz produções medianas (Extermínio, Caiu do Céu e Por uma Vida Menos Ordinária são outros exemplos) que devem deixar atordoados muitos diretores da safra atual. Um bom filme-pipoca não precisa de milhões de efeitos especiais e cenas mirabolantes e sim de diretores com boas idéias.

Título Original: Trance
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Joe Ahearne, John Hodge
Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel
Origem: Inglaterra
Estreia: 2013

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.