Google+ Cinema e Mídia: “Hoje” é atração no Imagens em Pauta

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, novembro 10, 2014

“Hoje” é atração no Imagens em Pauta

Filme conta a história de ex-militante política enfrentando questões do passado

Assessoria - Vera, ex-militante política, recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido durante a ditadura militar e pode comprar o tão sonhado apartamento. Enquanto organiza a mobília no novo lar, Vera é surpreendida por um inesperado reencontro em “Hoje” (2011, 83 minutos), de Tata Amaral, atração dessa terça-feira, 11 de novembro, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 10 anos.

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Entre o documentário e a ficção, os filmes que compõem o ciclo “Rastros da Ditadura” permitem ao espectador conhecer personagens que se deparam com vestígios e memórias de situações traumáticas vivenciadas durante os anos da ditadura militar no Brasil (1964 a 1985) e que reverberam no presente. O ciclo, realizado durante o mês de novembro, encerra a programação do Imagens em Pauta em 2014.

Sobre o filme

Inspirado no livro “Prova Contrária”, de Fernando Bonassi, o filme mostra a história de Vera (Denise Fraga) ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira. Com o dinheiro, ela pode comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se da condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. Mas, no momento da mudança para o novo lar, Vera é surpreendida por um inesperado reencontro.

O filme foi rodado em um apartamento durante três semanas e teve sua cópia finalizada na Itália. “O desafio é tornar o espaço fechado interessante a cada momento e permitir ao espectador ir descobrindo esse ambiente. Por conta disso, o apartamento acaba se tornando um personagem”, disse Tata Amaral, em uma entrevista ao site Time Out. A respeito da história, ela afirma. “A tese do filme é que o nosso passado, por mais que a gente queira esconder embaixo do tapete, continua atuando.”

Tata Amaral nasceu em São Paulo em 19 de setembro de 1960. É considerada uma das mais importantes realizadoras do cinema brasileiro a partir da década de 1990. Além de “Hoje”, dirigiu “Um céu de estrelas” (1996), “Através da janela” (2000) e “Antonia – O filme” (2006)

Próximo filme: “A memória que me contam”, de Lucia Murat

Na próxima terça, 18 de novembro, o Imagens em Pauta encerra a temporada 2014 com a exibição de “A memória que me contam” (Lúcia Murat, 2012, 100 minutos), com Simone Spoladore e Irene Ravache.

Sobre o Sesc Arsenal

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia.

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.


Serviço
O quê: Hoje, de Tata Amaral
Quando: Terça-feira, 11 de novembro, às 19:00
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 10 anos
Entrada Gratuita

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.