Google+ Cinema e Mídia: Passe Livre

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, dezembro 11, 2012

Passe Livre


Os irmãos Farrelly se firmaram no cinema fazendo comédias para adultos que desafiam o limite entre o grotesco e o aceitável: Quem vai ficar com Mary?, Eu, eu mesmo e Irene e Kingpin – Estes loucos reis do boliche são provas incontestáveis.

Depois andaram pegando mais leve em O amor é cego, Ligado em você e Amor em Jogo. Mas depois de ensaiar uma volta às origens com Antes só do que mal casado eis que voltaram com tudo em Passe Livre.

Assim, como os primeiros citados, não é um filme para os mais puritanos, pois a escatologia fala alto e as situações bizarras podem assustar alguns... Mas se você não faz esse estilo vai rir (muito) com esta comédia lançada no ano passado, mas só agora assisti em casa e devo dizer que (já que estamos em dezembro mesmo) é a melhor que vi em 2012.


Gosto dos irmãos Farrelly porque eles geralmente ridicularizam os bons modos de uma forma aparentemente inconseqüente, mas apenas para mostrar como algumas coisas são, de fato, patéticas. E se o alvo principal dos irmãos são sempre as cidades pequenas dos Estados Unidos é para tornar mais próximo àquilo que demagogicamente criticam: o padrão, o consenso, o tido como certo.

Se em comédias anteriores abusaram de deficiências físicas, transtornos psiquiátricos para mostrar que “os normais” têm tanto ou mais defeitos e transtornos em Passe Livre fica mais explícito o seu principal alvo: os homens tido como maduros. Ted (Ben Stiller), Charlie (Jim Carey) e Hal (Jack Black) de filmes anteriores são patéticos, mas de alguma forma tecemos algum carisma por eles.

Assim também é em Passe Livre. Rick (Owen Wilson), Fred (Jason Sudeikis), ambos na casa dos 40 anos, recebem uma semana de folga do casamento para poderem realizar suas fantasias, mas logo descobrem que é mais difícil (ridículo) do que parece. As esposas deram esse passe livre depois de passar muita vergonha com eles e acataram uma sugestão de uma amiga ao falar sobre o princípio da reatância.

É patético ver coroas agindo como adolescentes e isso já daria um bom filme, mas os irmãos Farrelly abusam da escatologia com direito a um espirro fatal e debocham dos machistas ao mostrar dois nus masculinos frontais.

Tudo isso seria só um besteirol se não tivesse um quê de moralismo no casal principal (Wilson e Fischer) com um senso de reconciliação e o happy ending clássico.

A vida é uma grande piada. Os irmãos Farrelly só a deixam mais engraçada.


Título Original: Hall Pass
Direção: Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Roteiro: Bobby Farrelly, Kevin Barnett, Pete Jones, Peter Farrelly
Elenco: Owen Wilson, Jason Sudeikis, Alexandra Daddario, Christina Applegate, Jenna Fischer, Richard Jenkins, Rob Moran, Stephen Merchant, Tyler Hoechlin, Vanessa Angel
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2011

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.