Google+ Cinema e Mídia: Homem Aranha 1,2 e 3

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, maio 28, 2007

Homem Aranha 1,2 e 3

Sou suspeito para falar do Homem-Aranha. Quando criança era meu herói favorito, admirei o trabalho de Sam Raimi em Um Plano Simples, Uma Noite Alcucinante e sua seqüência; e sabia que Tobey McGuire (Sexo, rock econfusão, Pleasantville - A vida em preto e branco e Garotos Incríveis)era o ator certo para o papel de Peter Parker/Homem-Aranha. Isso sem falar na lindíssima Kirnsten Dunst.

Juntando tudo isso, a escolha de lançar um fime a cada três anos e o mesmo elenco principal nos três filmes ajuda a não cansarmos de sua imagem e de dar uma coesão nas histórias, o que fez, de longe ser os melhores longas de super-heróis.

Uma das vantagens de Peter Parker, que é o grande personagem dos três filmes, e não seu alter ego, é que ele é desajeitado, nerd e de bom coração. Com seu uniforme simbolizando (da mesma forma que Super-Homem)as cores da bandeira dos EUA dá um tom paródico em sugerir que os heróis são os cidadãos simples que tem uma chance na vida e não aqueles que nascem com um dom. E a paródia não pára por aí. Peter Parker é a versão humana do Super-Homem. Peter Parker também é repórter, mas é fotógrafo, não tem estabilidade no emprego, é pobre, é mais jovem, vive numa cidade real (Nova Iorque), é meio abobado (ao contrário de Clark que finge ser) e é vulnerável aos seus sentimentos e vilões. Aliás, enquanto o ponto fraco do Super Homem é a Kriptonita o ponto fraco do cabeça-de-teia, apesar da mordida da aranha, é ser humano e ter que fazer esforços sobrehumanos para dar conta de sobreviver numa metrópole, estudar,trabalhar, namorar e ainda ser um herói. Enquanto Super-Homem é o símbolo dos EUA capitalista e por isso mesmo envelheceu com o fim do comunismo, o Homem-Aranha é a representação do super-herói moderno.

Bom, depois disso tudo, vale dizer também que é interessante notar como os vilões do Homem-Aranha são humanos também. Eles se tornam vilões por condições diversas, alguns mais propensos, outros menos mas todos os cinco apresentados nos três filmes têm coração. Nos dois primeiros -Willem Dafoe (Norman Osborn), Alfred Molina (Otto Octavius) ? são vilões parecidos. O primeiro é um empresário maquiavélico que se torna o DuendeVerde drogado por substâncias que serviriam para lhe fortalecer. No segundo filme Dr. Octavius vira Dr. Octopus após um acidente e sua geringonça de seis braços passa a controlar sua vida. No terceiro filme James Franco (Harry Osborn) vira o Duende Jr tomado pela vingança, Topher Grace (Eddie Brock) se transforma em Venom por causa de sua inveja e Thomas Haden Church (Flint Marko), o único que já era bandido vira o Homem-Areia numa fuga. Mas foi pro crime tentando conseguir dinheiro para salvar a vida de sua filha. Essa forma de encarar o MAL é outro dos pontos favoráveis à trilogia.

Mas a grande vantagem mesmo é centrar sua história no conflito em conciliar seus poderes, que ele começou a utilizar de forma errada que resultou indiretamente na morte de seu tio, com sua vida familiar,profissional, escolar e amorosa. No primeiro filme a frase que o acompanha é "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" e por isso ele termina o filme se afastando do seu amor, Mary Jane. No segundo, a necessidade de crescer nos estudos e conquistar sua namorada faz com que sua identidade de herói seja abandonada. Nos três há muitos diálogos ricos em meio a alguns bobos mas sempre que sua tia entra em cena, representando seu balizamento moral, há a profundidade necessáriapara agradar os mais adultos. No terceiro filme, é justamente o herói tomar conta de Peter Parker que faz o conflito transparecer. Ele é responsável novamente indiretamente pelo nascimento de dois dos vilões que não chegam a oferecer isoladamente grandes riscos ao Aranha. A frase que acompanha este episódio é que "as escolhas que se faz definem o quevocê é". Embora batida e dita quase da mesma forma no sofrível O Justiceiro, é a que percorre as três histórias que chegam ao desfecho de sua amizade com Harry Osborn e sua maturidade enquanto herói.

Claro que muitos acharam ou acharão que Tobey Mcguire não seria o ator perfeito, que no segundo filme o Homem-Aranha fantasiado aparece pouco e que no terceiro os muitos vilões e as origens forçadas de dois dele sarranham um pouco a trama, mas a verdade é que são muito bem feitos dosando aventura, romance e situações cômicas, transormando o absurdo em plausível e o caricato em real.

Homem-Aranha - nota 10
Homem-Aranha 2 - nota 9
Homem-Aranha 3 - nota 8
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.