Google+ Cinema e Mídia: Nova seção no blog

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, dezembro 23, 2008

Nova seção no blog

Pessoas, vocês, três ou quatro, que me acompanham neste blog poderão ver que estou estreiando uma nova seção: Crônicas Agudas. Sim, o nome é por todos os trocadilhos que vocês pensaram inclusive porque nasci na cidade de Agudos* e porque é uma seção destinada a crônicas, gênero literário que quem me conhece há mais de 15 anos sabe que pratiquei muito, tendo começado às madrugadas, no escritório em da fábrica de gelo do meu pai, usando uma máquina de escrever Ollivetti – talvez os mais jovens não saibam o que é isso – e praticava quase todos os dias, mas não cresceram cabelos nas palmas das minhas mãos.
Na verdade não eram somente crônicas, haviam também poemas e contos, sendo que com um deles eu quase ganhei o prêmio Salão Jovem Arte Mato-grossense em 1992. É difícil de provar posto que joguei fora o meu conto com a observação do jurado, com uma nota B+ (meu tipo sangüíneo, será que instintivamente ele estava me dizendo que eu deveria dar o meu sangue à literatura?): “O texto é ágil e envolvente mas o final é fraco e desmerece tudo o que o antecede”. Que absurdo… Senti a mesma dor que Woody Allen sentiu quando criticaram o final que ele apresentou em “O Sonho de Cassandra”… Mas tudo bem, ninguém ganhou naquele ano na categoria conto mesmo… E tempos depois, mostrei a minha professora de português à época, Patatas, que conhecia os jurados e que me confessou: “se eles soubessem que você só tinha 16 anos quano escreveu o conto você teria ganho”. Hummm. Eu ainda tinha 15 quando escrevi…
Ah, mas não era sobre isso que estava falando… Tô inaugurando esta nova seção porque estou com muitas idéias na cabeça e com vontade de voltar a escrever crônicas… Havia até pensado em criar um novo blog ou com este nome (Crônicas Agudas) ou André et alli, mas não queria me dividir, com a necessidade de ter que dar atenção a um e a outro blog…
Prometo também que vou organizar e atualizar mais a seção música, resenhar sobre alguns filmes que vi recentemente (exceto o Sonho de Cassandra, cujo final devo dizer que ao contrário dos críticos, eu gostei), mas principalmente O Pequeno Diabo, O Tigre e a Neve e, Batman (Begins e o Cavaleiro das Trevas). Também quero falar das novas temporadas (já que nem falei das velhas) de Dexter, House, Prison Break e 24 Horas.
Mas promessa de hobbysta é quase como promessa de político: um dia, quem sabe, será cumprida. Ou como placa de obra pública: dá-se prazo para conclusão da obra, mas não se diz a partir de quando.
* Agudos é uma cidadezinha no interior de São Paulo, conhecida antes por ser 15 km distante de Bauru e de ser chamada de a “terra da Brahma”. Fiquei muitos anos sem ir lá e já faz três que não retorno mas gosto muito de lá, da minha família, além de ser a cidade onde nasci. Portanto, eu sou agudense, paulista. Não sou cuiabano, gaúcho, nem mesmo estrangeiro, como algumas pessoas já acharam. Até pensei que tivesse nascido em Pasárgada mas Manuel Bandeira, em poema psicografado, me disse que não.

* A seção agora se chama artigos

2 comentários:

Anônimo disse...

Como te falei no MSN, do Paulo Coelho somente li O Alquimista, e logo vi que se trata de um plágio descarado de O Maior Vendedor do Mundo, de Og Mandino, gênesis da categoria auto-ajuda (ou melhor, auto-lavagem cerebral, auto-imolação ou mesmo auto-amolação?). De qualquer forma, parabéns pela oxigenada no blog e obrigado por me lembrar que estou defasado em literatura. Vou reler o que tenho, ler o que ainda nao li e tentar renovar a biblioteca.
Fui......
(V.B.)

André Alves disse...

Epa, eu não oxigenei nada, não tem nada loiro no meu blog. Eu também estou defasado em literatura, mas os livros que eu tenho eu posso emprestar...
Aceito doações de livros (menos do Og Mandino).

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.