Google+ Cinema e Mídia: Exterminador do Futuro 4 – A Salvação

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, junho 09, 2009

Exterminador do Futuro 4 – A Salvação

exterminadordofuturo4_11

Quando assiti ao primeiro Exterminador do Futuro ficava imaginando um filme que contasse a história da guerra entre as máquinas e os humanos. Veio o segundo filme e não era essa a história… Veio o terceiro e não era essa a história… Chegou o quarto e fiquei com a impressão de que não precisava ter sido feito.

Não que o filme seja de todo ruim. McG é péssimo diretor (é dele As Panteras 1 e 2, preciso dizer mais alguma coisa?) e é lastimável ele continuar uma obra de James Cameron. Os eficientes efeitos especiais e os bons atores destoam do roteiro fraco, cheio de furos e com um tropeço incrível. Se a meta principal das máquinas era exterminar Kyle Reese porque não fizeram isso quando tiveram a chance logo na primeira parte do filme???? Por que o andróide demorou 15 anos para cumprir sua missão? Porque Connor queria tanto resgatar o andróide? O que Kyle fez de tão importante para ser ovacionado?

Comparado com os filmes anteriores os robôs deste filme são extremamente burros e sem tanta ira assassina. Mas não é a falta de sanguinolencia a parte mais fraca. É a falta de desenvolvimento dos personagens, mesmo. Como John Connor se torna um líder, quase messiânico? A resposta a essa pergunta é de um silêncio cadavérico, mas todos os personagens são apáticos a não ser pelo andróide do ator Sam Wothington (o mais humano) ao lado de seu par romântico. Mas que mesmo assim não dá liga, não convence. Até mesmo a aparição de Arnold Schwarzenegger (era ele mesmo, sósia ou computação gráfica? não encontrei informações confiáveis) é insossa mas gerou calafrios no público feminino.

Vale ressaltar ainda o humor nada requintado ou a bricolagem dos filmes anteriores: I´ll be back, a música You could be mine, o nitrogênio líquido, a perseguição de moto, a perseguição de caminhão, a perseguição de helicóptero, o aço derretido, a imitação das vozes. Se quase tudo soou forçado, as cenas de ação ficaram bem interessantes, acima de T3, mas anos-luz do original e do T2. Pena que McG tenha continuado suas referências a outros filmes como Mad Max, Matrix e Blade Runner de forma grosseira. Notem o diálogo de Sam com Helena Bonhan Carter…

Antes que termine… Christian Bale novamente escolheu filmes iconográficos mas seus personagens ainda que sejam os principais ficam relegados ao segundo plano. Foi assim com O Cavaleiro das Trevas e foi assim em T4. Ele já assinou contrato para mais duas continuações de Exterminador do Futuro, onde seu personagem poderá mostrar a que veio… Isso se as continuações vingarem, já que nos EUA a bilheteria está um retumbante fracasso.

Nota 05

1 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que eu já li, T5 será rodado em uma "Londres pós-apocalíptica". Nesse episódio, John Connor viajará pelo mundo tentando erguer focos da Resistência. Quem sabe essa fase transatlântica não dá um novo fôlego à história e reanime o sentimento de "quero-mais"?
Vinícius Borges

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.