Google+ Cinema e Mídia: Eraserhead

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, setembro 20, 2009

Eraserhead


O Sesc Arsenal de Cuiabá é o melhor espaço para se ver produções independentes em Mato Grosso. Por isso fiquei tão eufórico para ver o primeiro filme de David Lynch, diretor Cult que admiro desde Twin Peaks e Duna. Mas confesso que mesmo para mim, acostumado com seus filmes esquisitos, Eraserhead foi uma experiência bastante estranha.
Confesso que tive que recorrer a alguns sites para ver se tinha entendido o filme, que é um terror fantástico mas que em muitas cenas eu caí na gargalhada mesmo. As marcas do diretor estão todas ali: a fotografia interessantíssima, a montagem macambúzia, a introspecção, o onírico, a morena fatal e a loira sem sal e o final que apenas o expectador pode concluir. No entanto, alguns recursos estilísticos, como o bebê “tartaruga”, as bochechas da cantora, o franguinho e o cabelo do personagem principal são exagerados.
Depois de digerir o filme, é possível entender (ou melhor supor) várias metáforas, mas agradeço imensamente ao destino por este ter sido (até agora) o último e não o primeiro de Lynch que eu vejo. Eraserhead é o ensaio cujas arestas foram aparadas em suas obras (essas sim, primas) posteriores.

Nota 06

2 comentários:

Deroní Mendes disse...

Ei,

Enquanto não assitimos Twin Peaks e Duna lá em casa. Vamos aproveitar o feriadão prá assitir mais outros filmes e documentários?

O lugar não importa. Só a companhia. Ou melhor, a sua companhia.

Mas podemos continuar com os outros programas também, tá...

Bjus, sua De,Flor do Guaporé

André Alves disse...

Que lindo, princesa. Baixei uns filmes interessantes pra gente ver e temos outros em casa que ainda não vimos.
Podemos ver alguns filmes mas também outros programas que estamos nos devendo, né?

Beijos,
do eternamente seu.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.