Google+ Cinema e Mídia: Indomável Sonhadora

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, março 19, 2013

Indomável Sonhadora


Uma das grandes surpresas do Oscar 2013, Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) é uma adaptação para o cinema de uma peça de Lucy Alibar. O diretor estreante Benh Zeitlin foi muito criativo em fazer um filme cru e forte, mas ao mesmo tempo com alguma leveza e com um baixíssimo orçamento para os padrões americanos: 1,8 milhão de dólares.

Apesar do título suave no Brasil, a história é trágica: A pequena Hushpuppy (Quvenzhané Wallis, a mais jovem indicada a melhor atriz no Oscar), de apenas seis anos vive com seu pai doente em uma comunidade alagável de Louisiana, no sul dos Estados Unidos, apelidada de "banheira". Fortes tempestades ameaçam a permanência dos dois e dos demais moradores no local.


É nesse contexto que a história, narrada pela menina, se desenvolve, portanto sem muitas explicações sociais e políticas, mas com muita naturalidade, um certo lirismo e muitas metáforas, como a dos extintos auroques. A miséria e a resistência dos moradores é de chocar principalmente aqueles que têm uma imagem fantasiosa sobre os Estados Unidos. Mas para os moradores de lá tudo isso é quase natural. Quase, porque eles culpam os que vivem na "parte seca da cidade" e que consomem "peixes embalados em sacos plásticos" pelo desequilíbrio daquele ecossistema.

Entre a resistência em permanecer no local onde estão há gerações e a sobrevivência vem os conflitos, a acentuação da miséria e um sentimento de abandono do Estado, em que algumas tentativas praticamente nulas de permanecerem no local são feitas, tal qual milhares de famílias fazem no Brasil em outras partes do mundo quando são forçadas a se mudarem de onde vivem a pretexto de um tal desenvolvimento que não são para eles.

Wink, o pai de Hushpuppy, certo de sua morte vindoura e do possível destino da "banheira" tenta, ao seu modo ignorante, - no sentido literal do termo - preparar a filha para viver no local da melhor forma possível depois de sua morte. A menina demora, até pela sua tenra idade, a entender o que se passa, mas ela terá que, de uma forma ou de outra, enfrentar os seus medos.

Apesar do título do filme e de ter uma protagonista criança, é um filme complexo, com uma narrativa pouco fluida que exige do espectador olhar com a visão dos moradores do local ou de quem passou por situações semelhantes. Não é a toa que a história se passa em Louisiana, cuja capital Nova Orleans, foi devastada pelo furacão Katrina há alguns anos. Além do desastre natural, tem muito de incompetência governamental por trás da tragédia.

É nesse sentido que Indomável Sonhadora se revela um grande filme, pois vai fazer você gostar ou não do filme dependendo de sua visão social e política, que é o que complementa os propositais "vazios" da história.

Título Original: Beasts of the Southern Wild
Direção: Benh Zeitlin
Roteiro: Benh Zeitlin, Lucy Alibar
Elenco: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Amber Henry, Gina Montana, Jimmy Lee Moore, Jonshel Alexander, Levy Easterly, Lowell Landes, Pamela Harper, Philip Lawrence,
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2012 - Estreia Brasil: 2013

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.