Google+ Cinema e Mídia: Forestcom ganha prêmios de Melhor Curta, Direção e Fotografia no Cinemato

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Forestcom ganha prêmios de Melhor Curta, Direção e Fotografia no Cinemato

Forest Comunicação - O dia de encerramento do Cinemato foi simbólico e muito especial para o Fórum Teles Pires. Horas depois de uma reunião no qual integrantes do Assentamento 12 de outubro discutiam sua inclusão no PBA da Usina Teles Pires que será construída em Sinop, o vídeo que ajudou a denunciar essa situação ganhava o prêmio de Melhor Curta na categoria Mato Grosso, eleito pelo júri popular, no Festival de Cinema e vídeo de Mato Grosso, o Cinemato.
A Forest tem muita honra de ter realizado esse documentário, feito como se diz: “na unha”, sem recursos, apenas com boa vontade. O resultado pode não agradar tecnicamente aos cinéfilos mais exigentes, mas a história do filme fala por si. É uma denúncia do processo de licenciamento das hidrelétricas no Brasil, uma história que se repete em diversas partes do país onde erros custam a vida e os sonhos de centenas de pessoas.
O vídeo “UHE Sinop x Assentamento 12 de Outubro” ganhou ainda o prêmio de Melhor Direção para Thiago Foresti. Além disso, outra produção da Forest, “VI Encontro Indígena – Museu de Pré-História Casa Dom Aquino”, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia.

Fórum Teles Pires destaca importância do audiovisual para causas sociais no Cinemato

O documentário “UHE Sinop x Assentamento 12 de outubro”, segundo vídeo da Forest Comunicação selecionado para o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato, foi exibido na última quarta-feira (25).
No Anfiteatro do Espaço CDL estavam presentes diversos atores do cenário socioambiental mato-grossense para prestigiar o curta produzido em 2013.  Jefferson Nascimento, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB apresentou o vídeo em nome do diretor Thiago Foresti.
Ele falou que o documentário foi importante para a inclusão do Assentamento no Plano Básico Ambiental – PBA, que define as ações e programas que as empresas devem tomar quando operam um empreendimento que causa impacto ambiental negativo. Nascimento reconheceu o trabalho voluntário da Forest. “O vídeo é um exemplo de como o audiovisual pode contribuir para uma causa social”, disse ele.
Nascimento veio à Cuiabá especialmente para a apresentação do documentário. Em sua fala ele ressaltou que a situação do Assentamento 12 de outubro é um bom exemplo do processo de licenciamento das hidrelétricas. “Situações como essa acontecem diariamente em diversas partes do Brasil onde milhares de famílias se veem desalojadas para dar lugar a empreendimentos de infra-estrutura”.
No momento, o Ministério Público Federal está contestando o PBA. A exibição do vídeo no Cinemato foi importante para que a situação do assentamento e do processo de licenciamento de hidrelétricas seja conhecida por um público maior do que apenas as redes socioambientais.

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.