Adorável surpresa na locadora ao encontrar o DVD Coletânea de Curtas: ´uma brilhante seleção de filmes brasileiros de curta-metragem´. Não são tão brilhantes assim os 8 filmes, mas é uma idéia genial que, imaginava, só eu tinha. É claro que curtas são tradcionalmentes vistos apenas em festivais e mostras de cinema ou quem tem sorte de a TV Cultura pegar bem em sua casa, com um público formado praticamente por universitários.
Em DVD é um formato novo, desafiador, e que pode abrir muitas portas, já que alguns curtas brasileiros são antológicos, mesmo que a maioria ainda seja experimental ou um cartão de visitas do diretor.Dos 8 curtas (A História Real; Átimo; Dois em Um; O trabalho dos homens; Os Irmãos Willians; Tipos Intrometidos; Todo Dia Todo e Um Ladrão) achei quatro muito legais, três bons e um que eu não entendi, acho. Logo o mais premiado desta seleção, Todo Dia Todo (alguém me explique).
Queria comentar que em O Trabalho dos Homens veremos nos créditos, como assistente de produção o nome do cuiabano João Carlos Bertoli e que em Tipos Intrometidos fiquei estarrecido com a entrevista do diretor, nos extras do DVD. Ele diz mais ou menos literalmente que queria fazer um filme com baixo orçamento, e que tivesse um único cenário. Em sua idéia, os diálogos precisavam ser em inglês e por isso ele rodou o filme em Nova Iorque. Aí não entendi (ir para NY para filmar um curta é baixo orçamento?).
Bom, o diretor do curta Átimo e produtor do DVD, Romeu Di Sessa, afirma que a idéia é que esta coletânea seja apenas o volume 1, inaugurando, portanto, uma série. Torço pelo sucesso da empreitada, já que os curtas são como os contos, uma idéia na medida certa, sem estar amamarrado em padrões de tempo dos longas que, muitas vezes, estragam bons argumentos. Só espero que se tiver um volume 2 destas coletâneas, a seleção seja tão boa (ou melhor) que a primeira.
Coletânea de curtas, 07
sexta-feira, agosto 25, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário