Google+ Cinema e Mídia: Diamante de Sangue

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Diamante de Sangue

Leonardo di Caprio está buscando incessantemente seu Oscar. Depois de uma temporada com seu “tutor” Martin Scorcese, com quem fez Gangues de Nova Iorque, O Aviador e Os Infiltrados, em Diamante de Sangue faz, talvez, sua melhor atuação até aqui. O filme tem um caráter denuncista, aproveitando a nova onda de filmes na África que começou, se não me falha a memória, em 2001 com (fraco) Falcão Negro em Perigo, de Ridley Scott, passando por Hotel Ruanda, Amor Sem Fronteiras e o ótimo Jardineiro Fiel.

A história se desenvolve em torno do pescador Solomon, um pescador de Serra Leoa, que é seqüestrado por milícias insurgentes contra o governo e posto para trabalhar em minas diamante. Quando encontra um raro diamante (que é o que mais ou menos dá nome ao filme) é preso, mas não antes de conseguir esconde-lo. Na cadeia, Danny Archer (Caprio) descobre a história do diamante, consegue soltar o pescador e vai tentar tudo para conseguir o diamante.

No meio da história, o diretor Edward Zwick (de Tempo de Glória), tenta mostrar a complexa teia da exploração de diamantes ilegais na África que, entre outras informações afirma que ainda existem cerca de 200 mil crianças empunhando armas nas regiões de conflito. Nesse aspecto o filme surpreende, assim como nas cenas de ação.

Tudo começa a ir por água abaixo quando aparece a mocinha da história, a sempre bonita Jennifer Connely, mas com um papel completamente descartável (de uma jornalita americana), só surge para criar forçosamente uma relação romântica com o personagem de di Caprio, que é um cara completamente filho da puta. Não soa nem um pouco natural. Além do mais, seus diálogos são deploráveis. Em um momento ela diz que sabe que faz pouco, mas espera fazer alguma coisa. Em outro momento, em que eu quase ri, apesar de toda a tensão do filme, é quando ela diz que se os americanos tiverem provas de que os diamantes que compram tem origem ilegal, estes deixariam de adquiri-los. Hehehe.

O filme tem o final um pouco mais água-com-açúcar do que deveríamos esperar por tudo o que o antecedeu, mas o destino do jovem Archer é correto. Mas não precisava ter feito aquela ligação... (vocês verão, acreditem).

No mais, pode valer um Oscar pro Leonardo, como entretenimento é bom, mas para entrar pra história, não foi desta vez...

Nota 06

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.