Google+ Cinema e Mídia: A Corporação

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, outubro 22, 2007

A Corporação

O documentário canadense de Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan é um curso sobre como as grandes corporações (IBM, Dysney, McDonalds, Monsanto, Pfizer, Pirelli e outras tantas) surgiram e cresceram no mundo, se tornando ou concorrente ou maior que os Estados. Obrigatório para quem sente que nós, como cidadãos, somos manipulados pelo marketing destas grandes empresas. Longe de ser panfletário, A Corporação, lançado em 2004 no Canadá e EUA e em 2005 no Brasil, demorou quase uma década para ser feito e o seu principal mentor é Joel Bakan, um renomado professor de direito da Universidade de Columbia que também lançou um livro com o mesmo nome, infelizmente ainda sem tradução para o português.

Para o documentário, foram entrevistados famosos defensores do corporativismo do mundo empresarial, como Peter Drucker, os CEOs de indústrias como Pfizer, jornalistas que tentaram denunciar a monstruosidade da Monsanto além, é claro, de respeitados anti-corporativismo como Michael Moore, Noam Chomski e Vandana Shiva. Uma grande sacada dos realizadores foi fazer uma comparação das corporações com a mentalidade de um psicopata: que tem incapacidade de seguir leis, só visa o benefício própria, mente para obter vantagens etc.

Entre as boas histórias que tem em “A Corporação” está a de como elas cresceram nos Estados Unidos, quando iniciaram eram altamente regulamentadas pelo Estado: se aproveitando da 14ª emenda, criada para tentar garantir igualdade de direito entre todas as pessoas, após a libertação dos escravos naquele país. Advogados sacanas de corporações entraram na Justiça alegando que as pessoas jurídicas (legal people, em inglês) também poderiam ter esses direitos. E não é que a Corte Americana, em 1890, topou?
Outras histórias se referem como a IBM (de Nova Iorque e não só da sua subsidiária alemã) serviu aos nazistas, de como a Coca-Cola inventou a Fanta Laranja para vender na Alemanha nazista sem macular sua imagem nos EUA. E também a incrível história de como a Monsanto já comprava as mídias americanas. E não é sobre os transgênicos ou sobre as sementes terminator a denúncia. Ainda há a história de uma empresa americana que privatizou (por pouco tempo) a água em Cochabamaba, na Bolívia. Além de os habitantes gastarem quase 1/4 da renda familiar para pagar pelo bem, estavam proibidos de pegar água da chuva.
Depois de ver A Corporação você irá se sentir muito incomodado. E vai olhar as grandes empresas com outros olhos. Se isso não acontecer, é porque a alienação já destruiu seu cérebro e seu poder de reflexão.
Nota 10
Para saber mais sobre A Corporação assista os Extras e acesse: http://www.thecorporation.com/

Se você gostar do documentário, vale a pena ver também:
Roger e Eu, Farhneith 11/09, Tiros em Columbine (de Michael Moore), Enron – Os mais espertos da sala, Supersize Me, a Revolução não será Televisionada e A Carne é Fraca (único representante nacional que me vem a mente).

1 comentários:

Anônimo disse...

Por que nao:)

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.