Google+ Cinema e Mídia: Tempos de Paz

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, junho 27, 2010

Tempos de Paz

0,,21191723,00 Não gosto de Daniel Filho nem como ator nem como diretor mas ele me convenceu com Tempos de Paz. Adaptado pelo próprio Bosco Brasil* a partir de sua peça de teatro “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, a produção simples e emocionante é um achado em termos de profundidade da história dentro da Globo Filmes.
Com um minúsculo elenco global e uma atmosfera independente Tempos de Paz mostra que basta uma direção coerente, um roteiro bom e atores certos para um filme ser bom. Claro que não é fácil assim e este filme não tem apelo comercial o que geralmente é um risco para quem vai produzir e dirigir.
A história de pouco mais de 80 minutos gira no interrogarório em que Segismundo (Tony Ramos) esta interrogando o polonês Clausewitz (Dan Stulbach) que havia acabado de aportar no Brasil e precisava de um salvo-conduto para poder ficar por aqui. Segismundo e Clausewits estão num momento de transição de suas vidas. Um quer recomeçar sua vida após a segunda mundial e outro achar seu lugar no mundo quando Getúlo Vargas adota uma linha mais branda em sua ditadura.
Os demais personagens do filme são quase que dispensáveis já que toda a força reside no diálogo entre Stulbach e Ramos que buscam algum tipo de redenção. Uma experiência divertida entre dois atores e um cenário também foi bem feita com Reinaldo Gianechini e Paola Oliveira com o eficiente “Entre Lençóis”. Outros filmes com essa dramaticidade e dois atores bem sucedidos que me lembro são “O 24º Dia”, com James Marsden e Scott Speedman e “Um Jogo de Vida ou Morte”, com Michael Caine e Jude Law.
É gratificante ver filme brasileiro que não é policial nem comédia pastelão… Somos bons em fazer filmes. Diretores e atores já sabem. Só falta o público perceber…
* Apesar do bom roteiro do filme, Bosco Brasil é o responsável pela novela global Tempos Modernos, muito provavelmente a pior novela já produzida pela emissora.
Nota 8,5

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.