Google+ Cinema e Mídia: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos

Em Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, lançado no ano passado Caio Blat (Cama de Gato) vive um escritor trintão que empacou na metade da história de seu primeiro romance. Sua esposa Maria Ribeiro (Tropa de Elite 2) é uma professora que está indo bem profissionalmente e é bem decidida. A paralisia criativa de Caio parece ser uma desculpa para ele não fazer nada, que vive da pensão de sua falecida mãe e essa pasmaceira muda quando sem querer ele vê sua esposa com outra menina em momentos íntimos, dos quais ele conclui que ela está tendo um relacionamento lésbico. Essa neura se configura numa obsessão e ele se envolve com a mocinha que seria amante da sua esposa.

Essa crise dos 30 anos tem se mostrado um terreno fértil para o cinema (vide Alta Fidelidade, por exemplo) e nas mãos de um roteiro enxuto (apesar da cena do táxi com uma ponta descartável com Hugo Carvana) a história, que não chega a ser excepcional é eficiente. Parte pela caracterização dos personagens muito bem casada com os cenários e a atuação interessante do trio.

No entanto, este tipo de história sofre de um final revigorante e inovador pois é previsível que nessa história o frustrado escritor não tem muitas alternativas na vida, a não ser terminar seu romance ou narrar a própria história desse triângulo amoroso que cabe num filme de 90 minutos.

Kevin Smith já tinha abordado este tema em 1997 com o brilhante Procura-se Amy, em que Ben Affleck é um autor de HQs que se apaixona por uma mulher homossexual e tudo complica quando descobre que na faculdade a moça (Amy) havia feito algemas chinesas (uma expressão pouco nobre para o ménage masculino) e isso acaba o consumindo até que, como Caio Blat, tem uma idéia estúpida que nos remete ao final dos dois filmes.

Historias de amor é um filme interessante mas cujo final termina no clichê moral que os filmes normalmente acham que tem que passar, contrariando um pouco toda a expectativa da história. Mas tudo bem, a vida e a arte são assim mesmo: nem sempre vão de acordo com o que planejamos.

Nota 7,5

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.