Google+ Cinema e Mídia: E o filme que vai representar o Brasil no Oscar...

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, setembro 13, 2011

E o filme que vai representar o Brasil no Oscar...


... deveria ser Tropa de Elite 2. Mas de fato, só vamos saber na próxima terça, dia 20, quando uma comissão formada por representantes do Ministério da Cultura,  da Associação Brasileira de Cinematografia, Itamaraty e Academia Brasileira de Cinema.

E por que Tropa de Elite 2? Porque o Oscar é uma premiação mais comercial que artística em que conta muito o lobby com a academia e os jurados. Se não como explicar Guerra ao Terror ter ganho como melhor filme em 2010, por exemplo! Tropa de Elite 2 fez muito sucesso no Brasil, seu diretor ganhou status em Hollywood e vai dirigir o remake de Robocop. Além disso o filme estreia nos cinemas americanos no mês que vem e já teve uma boa recepção no Festival de Sundance, quando foi exageradamente por alguns críticos ao filme O Poderoso Chefão.

Surfistinha no Oscar? só se for pra tirar onda...
Outra possibilidade seria a academia escolher um filme mais cult apostando nos Q.I.s dos jurados do Oscar, mas isso é algo que raramente acontece. Mas ainda sim seria uma aposta justa. Será marmelada se Vips, Bruna Surfistinha, Família Vende Tudo, Assalto ao Banco Central ou Federal for o indicado. Ainda que os dois primeiros sejam bons, não são páreos para concorrer com filmes do mundo todo.

Eu já fiz a minha. Façam suas apostas.


- “A antropóloga”, de Zeca Nunes Pires

- "As mães de Chico Xavier", de Glauber Filho e Halder Gomes

- "Assalto ao Banco Central", de Marcos Paulo

- "Bruna Surfistinha", de Marcus Baldini

- "Estamos juntos", de Toni Venturi

- "Família Vende Tudo", de Alain Fresnot

- "Federal", de Erik de Castro

- "VIPs", de Toniko Melo

- "Histórias reais de um mentiroso - VIPS" (documentário), de Mariana Caltabiano

- "Lope", de Andrucha Waddington

- "Malu de Bicicleta", de Flávio Ramos Tambellini

- “Mulatas! Um tufão nos quadris”, de Walmor Pamplona

- “Quebrando o tabu”, de Fernando Grostein Andrade

- "Trabalhar cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra

- "Tropa de elite 2", de José Padilha

3 comentários:

João Alves disse...

Também concordo em colocar o filme Tropa de Elite 2 para concorrer o Oscar... Só queria entender, porque esse ano, escolheram o filme 'puxa saco' do Lula?? o filme "Nossa Lar" iria representar muito bem, poderia não ganhar, mas seria um dos finalistas.

André Alves disse...

Pois é. Eu ainda não vi o filme do Lula mas pelo diretor já era de se prever que não seria grande coisa. Já Nosso Lar, apesar da bilheteria e dos efeitos especiais deixou muito a desejar no roteiro e nas interpretações.

André Alves disse...

Bom, agora é oficial. Tropa de Elite 2 é o indicado do Brasil no Oscar 2012. Ainda é cedo pra falar se o Brasil vai estar entre os indicados como melhor filme estrangeiro.

Mas minha aposta, já que acertei meu primeiro palpite, é que sim, Tropa de Elite 2 estará lá porque é a nossa melhor indicação em vários anos.

Ano que vem veremos se estou certo!

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.