Hesher é um filme ao mesmo tempo estranho, divertido e sensível. Dirigido pelo quase estreante Spencer Susser, conta a história de um menino T.J. (Devin Brochu) que desenvolve uma estranha amizade com Hesher (Joseph Gordon-Levitt, de A Origem e (500) Dias com Ela), um piromaníaco que vai morar na casa do menino sem ser convidado.
T.J. acabara de perder a mãe num acidente de carro e seu pai, ainda abalado com o acontecido, mal tem forças para sobreviver, passando a maior parte do tempo moribundo no sofá. A vó do menino é uma personagem sofrida que tenta, com as forças que tem manter a família relativamente unida. E Nicole (Natalie Portman) é uma caixa de um mercado que acredita que tudo de ruim acontece em sua vida e que se morresse ninguém sentiria falta de sua existência. À exceção de Hesher e T.J, os personagens não vivem, apenas sobrevivem arrastados em melancolia, solidão e tristeza.
Hesher, que aparece sem mais nem porque na vida de T.J., tenta, a seu modo, fazer com que o menino cresça e enfrente seus problemas, ainda que na visão torta de Hesher. Isso é demonstrado em algumas cenas fortes como quando no banheiro da escola o rival do garoto está forçando-o a comer uma pedra sanitária e Hesher não faz nada para impedir, demonstrando que espera uma reação do menino.
Apesar de a história ser pesada, por tratar de temas como perda, solidão e sobrevivência, o filme é na maior parte das vezes divertido, em grande parte pela ótima atuação de Gordon-Levitt em seu papel mais extraordinário. No entanto, esse “divertido” às vezes beira o ridículo como quando ele conta a história de um rato que dava socos em uma cobra. É claro que muitos diretores usam do onírico e do non sense de forma criativa como Werner Herzog em Vício Frenético ou quase todos os filmes de Win Wenders, mas aqui nem sempre essas cenas soam orgânica à história.
Ainda sim Hesher é uma experiência interessante e altamente emblemática, embalada pela trilha sonora que vai de Metallica a Motorhead, e pelas tatuagens do personagem principal. Você pode até não gostar, mas será difícil não perceber a produção como algo excentricamente incômoda e rebelde.
“Hesher was here!!!”
Direção: Spencer Susser
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Devin Brochu, Natalie Portman, Rainn Wilson, John Carroll Lynch
Roteiro: Brian Charles Frank, David Michôd, Spencer Susser
Origem: EUA
Estreia: 2011
Curta o cinema e mídia no Facebook clicando aqui
Siga no Twitter clicando aqui
0 comentários:
Postar um comentário