Google+ Cinema e Mídia: O Pacto

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, março 19, 2012

O Pacto


Nicolas Cage continua acelerado, fazendo um filme atrás do outro, a maioria de gosto questionável (ou inquestionavelmente ruim, como Reféns) e às vezes acerta, como em Kick-Ass ou em Vício Frenético. O Pacto é um daqueles filmes que não estão nem em um extremo nem em outro. Não é uma bomba, mas também não é um grande filme. Não fosse o nome de alguns atores e um diretor irregular (Roger Donaldson), esse O Pacto seria bem um filme “made for TV”.

Nick Gerard (NicolasCage) é um pacato professor que após sua mulher (January Jones, de X-Men: Primeira Classe) ter sido violentada recebe uma proposta inusitada de um certo Simon (Guy Pearce, de Não tenha medo do escuro), enquanto ela está no hospital. Simon eliminaria o estuprador (como ele descobriu tão rapidamente é um mistério não explorado). Em troca, quando precisasse, Nick teria que ajudar Simon em alguma outra ação, mas nada demais, apenas postar uma carta no correio ou brevemente vigiar alguém. Tomado pela raiva, penalizado por ver a esposa em estado tão delicado, e até mesmo por um sentimento quase natural de culpa, o professor aceita a proposta.

É um clichê de Hollywood: quando alguém recebe algo teoricamente bom isso não vai acabar bem. Isso já foi visto em filmes como A Caixa, com Cameron Diaz. Como já era de se esperar, Nick aceita a proposta e Simon irá cobrar muito mais do que ele havia prometido no início da trama. E assim como naquele, uma sociedade secreta parece estar em todo o lugar, ou pelo menos em toda Nova Orleans, onde se passa o filme.

E aí, o que caminhava para uma boa trama se torna um filme de ação sem inovações, mas sem chegar a ser decepcionante nesse quesito. O que começa a estragar é a insistência com que a frase “o coelho faminto pula” é citada no filme, que tem um contexto quase risível. Mas outra cena chamou-me mais a atenção pela bobagem: para mostrar que Nick aceita o caso, ele tem que comprar dois doces na maquininha do hospital, onde é criado um suspense fútil e infantil.

Fora isso, é uma boa diversão – um bom passatempo, melhor dizendo – e uma luz de esperança de que Nicolas Cage possa voltar a fazer filmes mais consistentes. Mas não acredito muito, já que coelho faminto pula.

Trailer


Título original: Seeking Justice
Direção: Roger Donaldson
Elenco: Nicolas Cage, Guy Pearce, Jennifer Carpenter, Jason Davis, January Jones, Harold Perrineau
Roteiro: Robert Tannen, Todd Hickey
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2012

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.