Google+ Cinema e Mídia: O Espetacular Homem-Aranha

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, julho 24, 2012

O Espetacular Homem-Aranha


Um dos maiores feitos de Sam Raimi, quando lançou Homem-Aranha, em 2002, foi o de conseguir produzir o primeiro grande filme baseado em HQs, desde Batman, de Tim Burton, em 1989. Era natural, portanto, que muitos torcessem o nariz e desacreditassem nesse novo início do aracnídeo, parecendo ser apenas uma aposta gananciosa por conta dos altos divididendos que a Marvel está colhendo pelos filmes de seus heróis.

Pode até ser que esta tenha sido a motivação da Sony – e também para não perder seus direitos sobre o personagem, definido em contrato. Mas o fato é que essa nova leitura consegue ser boa o suficiente a ponto de não decepcionar os fãs dos quadrinhos e inteligente o bastante para não parecer uma cópia da trilogia finalizada em 2007.



Veja aqui trailers do filme

O Peter Parker de Andrew Garfield (A Rede Social) é mais nerd e menos mané que o de Tobey Maguire. Anda de skate ao invés de pegar ônibus todo dia, mas ainda sim é sem jeito perto de sua amada, além de sofrer bulling na escola. Sua teia não é mais um resultado da sua mutação após ser mordido pela aranha geneticamente modificada e sim fabricada pelo jovem cientista, como sempre foi. Os elementos clássicos da história do homem-aranha estão lá: a morte do tio, a perseguição ao assassino, o ringue de lutas livres. Mas com aspectos e tonacidades diferentes para fugir do que foi contado há pouco tempo.

Se a grande vantagem da primeira trilogia era a “necessidade” que os fãs tinham de um grande (ou três) filme sobre o herói, neste, o trunfo está na tecnologia que propiciou efeitos visuais mais bem acabados e uma caracterização mais centrada de Garfield, que transformou Peter num sujeito mais identificável com o grande público.

Emma Stone está bem como Gwen Stacy, embora ela não tenha corrido os mesmos riscos que Mary Jane. No entanto, é bem provável que seu destino sombrio – já conhecido nos quadrinhos - aconteça em uma das próximas sequencias já confirmadas. Já Rhys Ifans ficou um pouco aquém como doutor Connors/Lagarto. Sua motivação é relativamente tola. Isso sem falar na sua tentativa de infectar toda Nova York é um dos maiores clichês broxantes do gênero. Quase tão indesculpável como quando ele tentar abrir porta do táxi.

Mas apesar dessas escorregadelas, até naturais para um lagarto, O Espetacular Homem Aranha não chega a ser assim tão espetacular, mas também não decepciona. Se não é melhor que os dois primeiros filmes dirigidos por Sam Raimi, consegue ser melhor que os filmes solos ou em grupo de seus pares da Marvel. À exceção, talvez, do primeiro Homem-de-Ferro.

Marc Webb, que tinha feito o inteligente e sensível 500 dias Com Ela, mostrou ser prodigioso também num blockbuster. De teia parece que ele entende mesmo.

Direção: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, C. Thomas Howell, Campbell Scott, Denis Leary, Irrfan Khan, Martin Sheen, Sally Field, Stan Lee
Roteiro:  Alvin Sargent, James Vanderbilt, Stan Lee, Steve Ditko, Steve Kloves
Origem: Estados Unidos
Estreia: 2012

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.